Uma descrição do Vale do Rio Branco, feita há mais de 230 anos

10 04 2012

Em 1777, um funcionário da Coroa Portuguesa visitou o Vale do Rio Branco e deixou uma bela descrição. Partilho aqui uma parte desse manuscrito:

“Até trinta léguas em distancia da sua barra é bordado de selvas: porém a maior parte do seu curso é por campos dilatados a perder de vista, cujos baixos inunda com as enchentes. Por estes campos se acham intermediadas, em distancias, moutas ou ilhas de arvoredos, que os fazem mais amenos. Os montes, dispersos por todos os lados, acabam de completar a mais agradavel e elegante perspectiva que se pode offerecer à vista. Elles são cheios de cavernosas concavidades ou grutas, que servem de segura habitação aos indios das nações Uapixana e Macuxy. […]

“O clima do Rio Branco, ainda que situado na zona torrida, experimenta os mais benignos influxos. É uma eterna primavera. O que se conhece de inverno é o maior excesso das chuvas no mez de Abril até Agosto: então é que intumesce o rio com as aguas, que arrebatadamente descem das montanhas. Nos outros mezes do anno mitiga e refrigera os ardores do sol, não somente uma noite igual ao dia, em que cahe abundante orvalho, mas também os ventos nortes que alli reinam, incomomodos sim, mas saudaveis e uteis afugentadores da praga dos mosquitos de diversas especies, a que as aguas estagnadas dão necessario nascimento”.

(Relação geográfica e histórica do Rio Branco da América Portuguesa, pelo Bacharel Francisco Xavier Ribeiro de Sampaio, in Revista do Instituto Histórico, 13, 211/212).

Aquarela da Expedição de Alexandre Rodrigues Ferreira, séc. XVIII.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: