Comparativo PT x PSDB (ou governo Lula-Dilma x governo FHC-Serra): os dois projetos em disputa

10 10 2010

Como já disse, o projeto liderado pelo PT não é o ideal. Mas ainda assim é diferente do PSDB de Serra, FHC e quejandos. A política econômica, com a continuidade da ortodoxia e dos juros altos, é parte da herança maldita do neoliberalismo de FHC. Mas a política externa é muito melhor – e tem sido fundamental para a soberania dos países latino-americanos que se recusam a continuar como escravos do imperialismo dos EUA.

FHC (continuando a saga de Collor) efetuou a privataria, a entrega do patrimônio público aos espertalhões da vida; ao invés de reforçar e qualificar o serviço público, arrochou os servidores e ainda fez o famigerado PDV – cujos “beneficiários estão conseguindo reverter na justiça – para enfraquecer ainda mais o Estado brasileiro. Lula, ao contrário, reforçou o BNDES e a Petrobras, aumentando o controle soberano sobre essa que é uma das maiores empresas de energia do mundo.

A política social é um remendo e o bolsa-família é uma migalha, mas os reajustes do salário mínimo, da aposentadoria, do funcionalismo público tem sido consistentes – e o contraste com os 8 anos de massacre dos trabalhadores (a era FHC) é gritante. Ninguém nega que a pobreza e a concentração de renda diminuíram – pouco, mas diminuíram. A volta do PSDB-DEM, do Arruda, do Roriz, do Mecias de Jesus, do Quartiero, seria um novo massacre da Serra elétrica contra os trabalhadores e contra a soberania nacional.

Anúncios

Ações

Information

One response

10 10 2010
Érica Joyce

Excelente post ! Muito bem escrito…me orgulho muito de ti !

Beijos ! T_ _ _ _.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: